Ontem, quarta-feira, fizemos a Dinâmica da autoestima, discutimos sobre ações impensadas que tomamos e que podem interferir na autoestima de nossos colegas e que ter autoestima não significa que somos orgulhosos e precismos desenvolver nossa autoestima, pois a motivação interna nos propulsiona a dedicação e resultados positivos.
Durante a dinâmica
Objetivo: Explicar aos jovens o que é auto-estima
e o que influi nela.
Duração: 20 a 30 minutos.
Material: Folhas de papel para cada membro do grupo.
Desenvolvimento:
1. Pergunte ao grupo se alguém sabe o que é "auto-estima". Se
ninguém souber, explique que a auto-estima é a forma como uma pessoa se sente a
respeito de si mesma, e que a auto-estima está estreitamente relacionada com
nossa família e nosso meio ambiente. Mostre que, a cada dia, enfrentamos
situações que afetam o modo como nos sentimos a respeito de nós mesmos. Por
exemplo, se brigarmos com nossos pais ou se um amigo nos critica, isso pode
prejudicar nossa auto-estima.
2. Entregue uma folha de papel para cada participante, explicando que
representa sua auto-estima. Explique que você lerá uma lista de situações que
podem ocorrer, ocasionando prejuízo à nossa auto-estima.
3. Diga que cada vez que você ler uma frase, eles devem arrancar um pedaço
da folha de papel, na mesma proporção em que essa situação afetaria a
auto-estima. Dê um exemplo: leia a primeira frase, rasgue um pedaço de sua
própria folha de papel, dizendo: "Isso me afeta muito, ou isso não me
afeta muito".
4. Leia as frases que julgar adequadas, ou crie suas próprias frases.
5. Depois de ler todas as frase que afetam a auto-estima, explique que agora
eles vão recuperar a auto-estima. Diga que reconstituirão sua auto-estima aos
pedaços, também.
6. Comente os pontos de discussão.
Afetar a auto-estima (imagine que, na
última semana, aconteceu o seguinte:)
1. Uma briga com seu melhor amigo
2. Seu professor criticou seu trabalho
3. Um grupo de amigos íntimos não o convidou para um passeio
4. Seu pai ou sua mãe o chamou de malcriado
5. Um amigo revelou um segredo que você contou a ele
6. Surgiu um boato sobre sua reputação
7. Um grupo de amigos zombou de você por causa de sua roupa ou de seu
penteado
8. Você tirou péssimas notas numa prova, ou fracassou no trabalho
9. Você não entrou na equipe de Robótica
Recuperar a auto-estima (Na última
semana, imagine que aconteceu o seguinte:)
1. Algum colega da escola pediu seus conselhos sobre um
assunto delicado
2. Seu pai ou sua mãe lhe disse que gosta muito de você
3. Você recebeu uma carta ou um telefonema de um amigo
4. Você tirou boas notas numa prova, ou se saiu bem em seu trabalho
5. Seus colegas da escola o escolheram como líder
6. Você ganhou uma bolsa de estudos
7. Todos os seus/suas amigos elogiaram
sua roupa ou seu penteado
8. Disseram que você é lindo (a)
9. Você entrou na equipe de Robótica
Observação: Certifique-se deter a mesma quantidade de frases para reforçar a auto-estima e para enfraquecê-la. Adapte ou crie frases, de forma que reflitam o mais fielmente possível as situações vividas pelos jovens em sua comunidade.
Sugestões para reflexão:
·
Todos recuperaram sua auto-estima?
· O que podemos fazer para ajudar nossos
amigos quando sua auto-estima está baixa?
·
Crie alguns pontos de discussão para
as perguntas que surgirem.
Durante a dinâmica
Nenhum comentário:
Postar um comentário