O integrante da Equipe da OBR, João Lucas Castro, construiu um gerador de energia eólico que alimenta o Arduino.
https://www.youtube.com/watch?v=WHR_OOKmiN0
Gerador Eólico
Gerador de energia eólico que alimenta o Arduino.
Idealizador e construtor do Projeto: João Lucas Ferreira de Castro
Participantes dos testes e discussões: Luiz Eduardo Braz da Silva, Luiz Felipe Carvalho, João Lucas Ferreira de Castro, Heron Nunes, Mônica Marques e Laura de Cássia
Orientadoras: Tatiane de Fátima Rodrigues Aguiar e Patrícia Tavares Delfino
Este artigo apresenta o Gerador de energia que alimenta o Arduino através da energia eólica.
Construí um gerador eólico com um cooler de computador. Usei ele para gerar energia a partir do vento e alimentar o Arduino que controla um semáforo.
Palavras-chave: Arduino, Cooler, Gerador.
INTRODUÇÃO
O Arduino é uma placa microcontroladora de prototipagem. Possui uma plataforma de desenvolvimento open source, ou seja seu código é aberto e pode ser criada e modificada. Sua programação é semelhante a linguagem C.
Conheci o microcontrolador nas aulas de robótica e para aprofundar no assunto cada integrante decidiu fazer projetos que nos desafiassem e foi durante as aulas de geografia que idealizei meu projeto. Estávamos estudando a relação da energia com o crescimento do pais, assim pensei num gerador eólico. Em casa, procurei alguns componentes que poderiam ser uteis, encontrei o cooler e desenvolvi o meu projeto a partir dele.
Estudei o funcionamento dos motores, relação deles com a energia elétrica, ou seja, elétrica aplicada na eletrônica.
O projeto foi concluído com êxito em 6 dias.
METODOLOGIA
O seguinte projeto foi realizado em quatro etapas:
1) Construção do protótipo;
2) Construção do circuito;
3) Programação;
4) Testes.
PROTÓTIPO
A estrutura do projeto é bem simples. A base do gerador é feita de aço inox, colado no cooler. Para a montagem do circuito foi utilizado a protoboard.
Protótipo
CONSTRUÇÃO DO CIRCUITO
Pesquisei outros circuitos relacionados à geradores de energia, adaptei no meu projeto usando uma placa de circuito impresso, porém por algum motivo, elas não funcionaram, então, montei o circuito na protoboard.
PROGRAMAÇÃO
Para a programação foi utilizado o programa o IDE (Integrated Development Environment, ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado) do Arduino, com a linguagem semelhante a linguagem C, assim criando os comandos para o semáforo.
TESTES E RESULTADOS
Realizamos os testes com um secador de cabelo para simular o vento. No primeiro momento, conseguimos apenas 3V, o suficiente para acender um LED. Depois com a retirada do regulador de tensão, e o cooler ligado ao circuito, conseguimos 12V.
CONCLUSÃO
Com a construção deste projeto aprendi mais sobre a área de elétrica aplicada à eletrônica. Agora o objetivo é aplicar o projeto em escala real porem de forma mais barata, pois para ter um gerador eólico caseiro, a pessoa teria que desembolsar no mínimo em torno de R$4.000,00 o que é inviável para famílias com menor poder aquisitivo.
Economia de energia e conscientização ambiental é dever de todos e com isso será mais fácil o acesso deste tipo de aparelho.
REFERÊNCIAS
LAYTON, Julia. Como funciona a energia eólica disponível em: http://www.fiec.org.br/artigos /energia/energia_eolica.htm. Acesso em: 02 de abril de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário