terça-feira, 4 de novembro de 2014

Gamer Tales

Depois de concluirmos o quão apaixonante a leitura era para cada integrante da nossa equipe, iniciamos pesquisas minuciosas relativas ao conteúdo escolhido. Identificamos os malefícios e benefícios consequentes ao hábito de ler ou a falta desta prática.
Apesar de transmitir prazerosamente muito conhecimento, a leitura é fortemente substituída por outros lazeres, como o vídeo game e o computador. Partindo desse fato, fizemos um brainstorm para idealizar algumas soluções. Produtivamente, tivemos a ideia de criar um jogo, o qual chamamos de Gamer Tales.
Página inicial do jogo.

Nosso jogo tem como objetivo ensinar as pessoas a serem leitores autônomos, da seguinte forma: o jogador deve optar por um dos três níveis disponíveis para começar a jogar. Selecionado o nível, o jogador se depararia com um acervo de livros de domínio público relativo às respectivas faixas etárias. Então, bastaria ele escolher um dos livros para iniciar o jogo.
Quando o livro for seleto, o jogador passará a ser representado por um avatar, que coincidentemente será o personagem principal da história. Seu objetivo será cumprir todos os passos do enredo, concluindo os desafios propostos. Para isso, ele precisará ter conhecimento sobre o assunto abordado no livro.
Descobrimos que quando uma pessoa está diante de um desafio, ela tende a se esforçar ao máximo para cumpri-lo. Por isso, vamos colocar enigmas bem instigantes para motivá-los a jogar. Com esse método desafiador incluso, o jogador superaria todos os empecilhos que o impedem de ler, pois ao decorrer do jogo, ele perceberá que para concluir todas as fases, precisará ter ciência dos detalhes do livro. Assim, ele seria motivado a procurar pela história e isso o ensinaria a ser um leitor autônomo.
Para desenvolvermos o projeto, avaliando a sua viabilidade e inovação, fizemos várias pesquisas com especialistas. Dentre as principais consultas podemos citar: a psicóloga Ana, o desenvolvedor de jogos Sérgio, o professor de física/química Milton, a secretária da educação de Ourinhos, Maria Tereza, a coordenadora da biblioteca FAMA, Silvia e o bibliotecário da UNESP, Marcos.


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