domingo, 29 de novembro de 2015

Conheça nosso projeto da temporada Trash Trek: STOCK SOLUTION!


Amanhã ocorrerá a nossa Etapa Regional em Epitácio e quem visita o nosso blog e outras redes sociais, acompanhou boa parte do nosso processo de pesquisa, e hoje, gostaríamos de compartilhar definitivamente o nosso projeto para a temporada Trash Trek.

Começamos pesquisando diversos tipos de lixo (eletrônico, hospitalar, reciclável, etc), mas, durante nossas pesquisas, nos deparamos com o PNEU e que só na nossa cidade (Ourinhos) são descartados mais de 100 pneus por dia!! Descobrimos também que quando armazenado inadequadamente pode ocorrer o acúmulo de água, gerando a dengue, proliferação de insetos, incêndios, já que em alguns locais de armazenagem quando o local é preenchido completamente pelos pneus, eles são colocados a céu aberto, sem contar que durante o transporte desses pneus inservíveis (que não possui mais condição para uso), o caminhão libera uma grande quantidade de CO2, prejudicial a atmosfera.



Segundo a ANIP (Associação Nacional de Indústrias e Pneumáticas) são gastos cerca de 25 milhões por mês com transporte de pneus inservíveis.

Seguindo esta linha de raciocínio, criamos o projeto que diminuiria o número de viagens desses caminhões, contribuindo para a redução do CO2 e que durante seu armazenamento, não ocorreria problemas em relação a nossa própria saúde e nem ao meio ambiente.

Pensando nisso, criamos o STOCK SOLUTION, o projeto que inova o modo de armazenamento desses pneus!! É simples, ao invés do pneu ser estocado diretamente, ele passaria por um processo de corte, onde as bandas seriam retiradas (área em volta do pneu) e o seu meio também seria cortado. 

Simulação do corte feito no programa SolidWorks
Mas, você deve estar se perguntando... por que não triturar o pneu todo? Porque existem diversas empresas que fazem o uso do pneu, por exemplo, há empresas que fazem móveis com os pneus e outras que fazem asfalto e para cada finalidade seria necessário um tipo de corte, portanto, se triturássemos estaríamos favorecendo apenas uma empresa. Ou seja, a máquina que realiza cortes já existe e são ajustáveis, portanto, a nossa inovação não está na máquina e sim no processo todo, principalmente na maneira como é armazenada, já que atualmente eles são estocados inteiros.

Foto: Adalberto Ruchelle
Em uma entrevista realizada com o caminhoneiro Fábio, ele nos contou que um caminhão que transporta pneus pode aguentar cerca de 14 toneladas, mas, com o grande volume que esses pneus possuem, eles atingem apenas 6 toneladas! Com o nosso projeto, nós conseguiríamos atingir o PESO e o VOLUME MÁXIMO, já que reduziríamos cerca de 60% do volume!!

Sobre a autenticidade do nosso projeto, conferimos no LATPAT e INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e não encontramos nada parecido.

Entrevistamos e compartilhamos nosso projeto com diversas pessoas e especialistas como o coletor de pneus de nossa cidade, o responsável pelo transporte de pneus inservíveis, fizemos uma visita a SAE (Superintendência de Água e Esgoto de Ourinhos) que também faz a coleta do lixo urbano, o doutor Carlos Lagarinhos, com pós-doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais da USP. Enviamos emails para a ANIP e o CONAMA, para o Engenheiro da Dpaschoal e para o Ministério do Meio Ambiente, conversamos com o Gestor Ambiental, Luciano e fomos até a borracharia de nossa cidade e nos deram devolutivas muito positivas!! Divulgamos nossa ideia também para os alunos, professores e funcionários do SESI e do SENAI e com nossos familiares.

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