O integrante da Equipe da OBR, Luiz Eduardo, construiu um barco com Arduino controlado remotamente por celular segue abaixo a descrição do Projeto:
https://www.youtube.com/watch?v=61MIBhhovnA
BarcoINO
Barco controlado por Arduino via Bluetooth
Idealizador e construtor do Projeto: Luiz Eduardo Braz da Silva
Participantes dos testes e discussões: Luiz Eduardo Braz da Silva, Luiz Felipe Carvalho, João Lucas Ferreira de Castro, Heron Nunes e Mônica Marques
Orientadoras: Tatiane de Fátima Rodrigues Aguiar e Patrícia Tavares Delfino
Participantes dos testes e discussões: Luiz Eduardo Braz da Silva, Luiz Felipe Carvalho, João Lucas Ferreira de Castro, Heron Nunes e Mônica Marques
Orientadoras: Tatiane de Fátima Rodrigues Aguiar e Patrícia Tavares Delfino
ABSTRACT
These article show the BarcoIno, a boat
controllade by Arduino.
We built a boat of wood. We couple the Arduino for control. There are
Bluetooth module for communication with a cellular. We developed an app for
play, stop, turn left and turn right.
Keywords: Arduino; Boat Remote, Control Bluetooth, Cell phone + Blutooth
+ Arduino.
RESUMO
Este artigo apresenta o
BarcoINO, um barco controlado pelo
Arduino.
Construí um barco de
MDF com uma estrutura que facilita sua movimentação e estabilidade na
água. Foi acoplado uma placa Arduino para
controle de direção, onde comanda um motor de propulsão e o controle de um
servo motor para direcioná-lo
Possui um módulo Bluetooth para a comunicação com
um celular com Sistema Operacional Android, facilitando o controle do barco sem
fio. Para isso, desenvolvemos um pequeno aplicativo onde se encontra ações como:
“Ligar”, “Desligar”, “Virar para Esquerda” e “Virar para Direita”.
Palavras-chave: Arduino; Barco Remoto; Controle
Bluetooth; Celular + Blutooth + Arduino.
INTRODUÇÃO
O Arduino é uma placa microcontroladora
de prototipagem. Possui uma plataforma de desenvolvimento open source, ou seja
seu código é aberto e pode ser criada e modificada. Sua programação é
semelhante a linguagem C.
Conheci o
microcontrolador nas aulas de robótica e para aprofundar no assunto cada integrante decidiu fazer projetos que nos desafiassem. Como eu só tinha um
motor DC resolvi fazer um
barco.
Estudei o datasheet dos
componentes que seriam utilizados: o módulo bluetooth e o TIP122 e em seguida
compartilhei com toda equipe de Robótica.
O projeto foi concluído
com êxito em 5 dias.
METODOLOGIA
O seguinte projeto foi realizado em três
etapas:
1) Construção do protótipo,
2)Programação do sistema,
3) Testes.
PROTÓTIPO
A Carcaça do protótipo
foi construída com compensado (MDF). No
leme e hélices foi utilizado calha de alumínio, para o eixo do leme e hélice
utilizamos arame como ilustra a figura 3.
O Eixo da hélice é
passada por dentro de um tubo de caneta que atravessa o barco na parte inferior
e colado com cola quente para não haver vazamentos. Esse eixo é ligado a um motor
DC como mostra figura 4. Possui também um servo motor para direcionar o barco.
A cabine é feita de
papelão e é onde se encontra o Arduino e o módulo bluetooth (Figuara 2).
PROGRAMAÇÃO
Para a comunicação
entre a placa Arduino e o celular, utiliza-se um módulo Bluetooth JY-MCU. O
comando recebido pelo Arduino direciona o barco para frente, para trás, direita
ou esquerda conforme comando do celular. Para isso foi criado um aplicativo no
Celular através do MIT app Inventor.
Para a programação foi
utilizado o programa o IDE (Integrated Development Environment, ou Ambiente de
Desenvolvimento Integrado) do Arduino, com a linguagem semelhante a linguagem
C, assim criando os comandos para o barco.
TESTES E RESULTADOS
O teste do protótipo
foi realizado primeiramente no Rio Paranapanema, mas devido ao trafego náutico
da “prainha de Salto Grande” havia muitas ondas impossibilitando os testes.
Assim foi realizado um
novo teste em piscinas do SESI (CAT Ourinhos), onde conseguimos uma navegação
tranquila, pudemos observar a realização de todas as ações de controle remoto
emitidas pelo Bluetooth do celular e seu alcance. Observamos a potência do
motor e que ele é capaz de atravessar obstáculos como a raia das piscinas.
CONCLUSÃO
Com
a criação do BarcoINO pudemos conhecer
mais o funcionamento do Arduino,
aprendemos sobre transmissão de dados via Bluetooth e criar interface de
aplicativos além de entender melhor o funcionamento de um barco de verdade.
Para
um projeto futuro, aperfeiçoaremos o aplicativo para que possa regular a
velocidade dos motores.
REFERÊNCIAS
http://media.digikey.com/pdf/Data%20Sheets/BlueRadios%20PDFs/SP-65HG-C_LBMA465HGx.pdf
http://www.adafruit.com/datasheets/TIP120.pdf
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