quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

BarcoINO

O integrante da Equipe da OBR, Luiz Eduardo, construiu um barco com Arduino controlado remotamente por celular segue abaixo a descrição do Projeto:



https://www.youtube.com/watch?v=61MIBhhovnA


BarcoINO
Barco controlado por Arduino via Bluetooth

Idealizador e construtor do ProjetoLuiz Eduardo Braz da Silva
Participantes dos testes e discussões: Luiz Eduardo Braz da Silva, Luiz Felipe Carvalho, João Lucas Ferreira de Castro, Heron Nunes e Mônica Marques
Orientadoras: Tatiane de Fátima Rodrigues Aguiar e Patrícia Tavares Delfino

ABSTRACT
These article show the BarcoIno, a boat  controllade by Arduino.
We built a boat of wood. We couple the Arduino for control. There are Bluetooth module for communication with a cellular. We developed an app for play, stop, turn left and turn right.

Keywords: Arduino; Boat Remote, Control Bluetooth, Cell phone + Blutooth + Arduino.

RESUMO
            Este artigo apresenta o BarcoINO, um barco controlado pelo Arduino.

Construí um barco de MDF com uma estrutura que facilita sua movimentação e estabilidade na água.  Foi acoplado uma placa Arduino para controle de direção, onde comanda um motor de propulsão e o controle de um servo motor para direcioná-lo
 Possui um módulo Bluetooth para a comunicação com um celular com Sistema Operacional Android, facilitando o controle do barco sem fio. Para isso, desenvolvemos um pequeno aplicativo onde se encontra ações como: “Ligar”, “Desligar”, “Virar para Esquerda” e “Virar para Direita”.

Palavras-chave: Arduino; Barco Remoto; Controle Bluetooth; Celular + Blutooth + Arduino. 

  
INTRODUÇÃO
O Arduino é uma placa microcontroladora de prototipagem. Possui uma plataforma de desenvolvimento open source, ou seja seu código é  aberto e pode  ser criada e modificada. Sua programação é semelhante a linguagem C.
Conheci o microcontrolador nas aulas de robótica e para  aprofundar no assunto cada integrante decidiu fazer projetos que nos desafiassem. Como eu só tinha um  motor DC  resolvi fazer um barco. 
Estudei o datasheet dos componentes que seriam utilizados: o módulo bluetooth e o TIP122 e em seguida compartilhei com toda equipe de Robótica.
O projeto foi concluído com êxito em 5 dias.

METODOLOGIA
 O seguinte projeto foi realizado em três etapas:
 1) Construção do protótipo,
 2)Programação do sistema,
 3) Testes.

PROTÓTIPO
A Carcaça do protótipo foi construída com  compensado (MDF). No leme e hélices foi utilizado calha de alumínio, para o eixo do leme e hélice utilizamos arame como ilustra a figura 3.
O Eixo da hélice é passada por dentro de um tubo de caneta que atravessa o barco na parte inferior e colado com cola quente para não haver vazamentos. Esse eixo é ligado a um motor DC como mostra figura 4. Possui também um servo motor para direcionar o barco.
A cabine é feita de papelão e é onde se encontra o Arduino e o módulo bluetooth (Figuara 2).
                                                  

 



                                                  
PROGRAMAÇÃO
Para a comunicação entre a placa Arduino e o celular, utiliza-se um módulo Bluetooth JY-MCU. O comando recebido pelo Arduino direciona o barco para frente, para trás, direita ou esquerda conforme comando do celular. Para isso foi criado um aplicativo no Celular  através do MIT app Inventor.
Para a programação foi utilizado o programa o IDE (Integrated Development Environment, ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado) do Arduino, com a linguagem semelhante a linguagem C, assim criando os comandos para o barco.

TESTES E RESULTADOS
O teste do protótipo foi realizado primeiramente no Rio Paranapanema, mas devido ao trafego náutico da “prainha de Salto Grande” havia muitas ondas impossibilitando os testes.
Assim foi realizado um novo teste em piscinas do SESI (CAT Ourinhos), onde conseguimos uma navegação tranquila, pudemos observar a realização de todas as ações de controle remoto emitidas pelo Bluetooth do celular e seu alcance. Observamos a potência do motor e que ele é capaz de atravessar obstáculos como a raia das piscinas.

CONCLUSÃO
            Com a criação do BarcoINO  pudemos conhecer mais o  funcionamento do Arduino, aprendemos sobre transmissão de dados via Bluetooth e criar interface de aplicativos além de entender melhor o funcionamento de um barco de verdade.
            Para um projeto futuro, aperfeiçoaremos o aplicativo para que possa regular a velocidade dos motores. 

 REFERÊNCIAS

http://media.digikey.com/pdf/Data%20Sheets/BlueRadios%20PDFs/SP-65HG-C_LBMA465HGx.pdf
http://www.adafruit.com/datasheets/TIP120.pdf

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