Nós selecionamos o café para pesquisa, já que a cafeicultura é uma das principais atividades agrícolas do Brasil. Encontramos um problema no ciclo de produção, que é uma micotoxina chamada Ocratoxina tipo A, ela causa à saúde vários malefícios, como cânceres e doenças renais.
Para solucionar esse problema, imaginamos um caminhão que aliasse a secagem do café, o armazenamento e a logística, evitando a contaminação com a Ocratoxina A. O café é depositadpo nesse caminhão e distribuido em camadas, eliminando os terreiros de secagem.
Ele recebe o café ainda úmido direto da lavoura e faz a secagem durante o transporte, assim os grãos ficam protegidos do clima e são ventilados artificialmente, evitando a proliferação dos fungos. A eneregia solar alimenta todo o sistema obtendo maior economia.
Os frutos serão revolvidos por pás, acelerando a secagem e evitando o surgimento de mofo ou grãos fermentados. O sistema de ar aquecido é controlado por um termostato e um medidor de umidade, sace os grãos de maneira homogênea no período de 24 a 36 horas. O resfriamento acontece naturalmente, evitando a quebra de grãos.
Esse projeto poderá atender em forma de cooperativas, realizando o processo de secagem nas fazendas, ajudando pequenos produtores que não possuem equipamentos
automatizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário